Sistemas para Internet
Webdesign e Dispositivos Móveis
Vivemos em um mundo conectado, onde quase todos possuem dispositivos como computadores, notebooks, tablets ou smartphones e utilizam aplicativos e sistemas ligados à Internet. Por este motivo, existe uma alta demanda de profissionais qualificados na área de Sistemas para Internet.
Segundo o IBOPE, quase metade da população brasileira possui acesso à internet, sendo que o Brasil é o quinto país com o maior número de conexões.
O Tecnólogo em Sistemas para internet poderá atuar como Front-end Developer (a pessoa que é responsável por dar vida às aplicações e sites, projetando sua interface, com a parte que interage diretamente com o usuário), Back-end Developer (a pessoa que implementa os programas, banco de dados e codifica as regras de negócios), Desenvolvedor Mobile (cuida do desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis, como Android e Apple iOS - iPhone e iPad), Desenvolvedor de Jogos para Internet e Gestor ou Desenvolvedor de Comércio Eletrônico (E-commerce), além de poder cuidar da Manutenção, Atualização e Segurança de Sistemas Web.
Após graduado, o tecnólogo ainda poderá continuar com os estudos em um Curso de Especialização (Pós-Graduação), Mestrado ou Doutorado, além de poder concorrer a vagas de Concursos Públicos.
Duração do Curso:
3 anos
Período:
Noturno
Modalidade:
Superior de Tecnologia
Vagas:
50 vagas
Áreas de Atuação
Um profissional graduado em Sistemas para Internet pode continuar seus estudos com cursos de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado, além de poder exercer sua profissão nas áreas:
Administrador de Redes / Servidores
Se existe algo essencial em todo aplicativo ou sistema é um servidor, local onde ficam armazenados os Sites e Banco de Dados de aplicativos e sites. O profissional que cuida desta parte é normalmente conhecido como Administrador de Redes ou de Servidores, possuindo conhecimento em Sistemas Operacionais, como Linux e WIndows Server.
Além dos conhecimentos citados, este profissional precisa ter amplo conhecimento em Hardware, Redes de Computadores, modelos de cabeamento, protocolos de comunicação, softwares de Hospedagem, Banco de Dados e Administração de Servidores.
Conhecimento em linguagens de programação como PHP, Java e Python são bem vindas.
DBA - Administrador de Banco de Dados
Todo sistema, seja ele web ou não, normalmente possui um Banco de Dados, local onde ficar armazenadas as informações dos sistemas.
O Profissional que cuida desta parte é conhecido como DBA (Database Administrator) ou Administrador de Banco de Dados. Este profissional cuida do gerenciamento de servidores e Banco de Dados, além de cuidar de backups e rotinas necessárias para seu bom funcionamento.
Conhecimento em linguagem SQL é imprescindível, assim como conhecimento em MySQL, Postgre, Oracle e bancos NOSQL, muito utilizados em diversas aplicações para Internet.
Desenvolvedor Back-End
O profissional responsável pelo desenvolvimento da aplicação e do sistema, atuando programando as regras de negócios, mais focado na programação do que no design.
Os estudos para esta área envolvem conhecimentos em Programação Orientada a Objetos e linguagens de programação como PHP, Java, C# .NET e outros, sendo que cada linguagem possui seu mercado, particularidades e frameworks.
Outro ponto é o conhecimento em Banco de Dados, como na linguagem SQL e nos bancos MySQL, PostGree, Oracle ou SQL Server.
Desenvolvedor de Jogos
O Brasil é um dos maiores mercados de Jogos do Mundo, necessitando de profissionais da área. Para se tornar um desenvolvedor é necessário o aprendizado de Lógica, muito utilizada nas regras dos jogos e parte daquilo que o torna atraente, além de uma ferramenta de desenvolvimento (Construct, Gamemaker, Unreal e Unity).
Conhecimentos na área de design, programação orientada a objetos e experiência com o usuário, também são muito bem vindas.
Desenvolvedor Front-End
O profissional que cuida da parte da interface da aplicação, que interage diretamente com o usuário.
Os estudos para esta área envolvem a preocução com a Experiência com Usuário (UX/User experience) e o conhecimento em linguagens como HTML5, CSS e Javascript, bem como suas bibliotecas e frameworks (Bootstrap, Materialize, jQuery, REACT, NodeJS, Sass e Stylus).
Outras áreas como design, programas e ferramentas gráficas e criatividade são bem vindas, além de conhecimento em linguagens de programação como PHP ou Java.
Desenvolvedor Mobile
(Dispositivos Móveis)
O profissional que atua no desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis como Android e Apple iOS.
Este profissional pode desenvolver utilizando Linguagens Nativas, como Java, Swift e Objective C, ou com framework ou ferramentas de desenvolvimento Híbrido, que devem envolver conhecimento em HTML, CSS, Javascript, Ionic, React, JSON, REST e SQL para integração com Banco de Dados.
Design e experiencia com usuários são diferenciais bem vindos a esta área.